Fichamento II
CYSNEIROS,
P. G. Novas tecnologias na
sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora?
- Descrição da Obra
O
autor ressalta no texto, o modo como os computadores estão sendo utilizados no
contexto escolar, no qual, muitas vezes, eles não estão trazendo uma melhoria
do ensino, sendo uma inovação da educação conservadora.
- Citações
"O professor
encontra-se sobrecarregado com aulas em mais de um estabelecimento, falta-lhe
tempo para estudar e experimentar coisas novas recebe baixos salários.” (p.12)
"Ao tratarmos de novas
abordagens de comunicação na escola, mediadas pelas novas tecnologias da informação, estamos tratando de
Tecnologia Educacional." (p.12)
“Nossa utopia é sempre
tentar mudar a história futura para melhor, e não defendo posições
tradicionalistas ou contrárias à tecnologia na educação. Vejo as novas
tecnologias como mais um dos elementos que podem contribuir para melhoria
de algumas atividades nas nossas salas de aula. Por outro lado, também não
adoto o discurso dos defensores da nova tecnologia educacional, que mostram as
mazelas da escolas (algo muito fácil de se fazer), deixando implícito que
nossos professores são dinossauros avessos a mudanças. É um discurso tentando
nos convencer a dar mais importância a objetos virtuais, apresentados em
telinhas bidimensionais, deixando implícito que a aprendizagem com objetos
concretos em tempos e espaços reais está obsoleta.”(p.14)
“Não quero com isso afirmar
que tais tecnologias de exposição não são úteis. São sim, nas mãos de mestres
criativos, dentro de contextos apropriados.” (p.16)
“Tal tipo de mídia pode
também reforçar no aluno uma falsa sensação de ter aprendido a lição, pois tudo
que o mestre escreveu está ali, gravado, do jeito dele, com os mesmos espaços,
tamanhos, etc. Essa sentimento é ilusório, como todo mundo que já passou pela
escola sabe. Alguns dias depois o aluno submete-se a uma prova confiante que
aprendeu, e verifica que o conteúdo não foi assimilado segundo os objetivos (ou
a avaliação) do professor.”(p.17)
“(...) a sabedoria de um professor de uma
escola rural, ou de um velho pescador da comunidade, pode ser mais importante
para a formação da identidade da criança e para a sobrevivência da cultura do
que toda a informação que é produzida diariamente nos lugares sofisticados do
planeta.” (p.20)
- Resumo do texto
O autor ressalta no texto que há uma
concepção na educação de que ao se colocar o computador na escola se está
inovando a educação, porém isso é errôneo conforme ressaltado pelo autor, pois
muitas escolas colocam os recursos apenas para servir ao seu tradicionalismo.
Portanto, conforme ressaltado pelo autor, não bastam apenas as TICS para o
educador inovar sua prática, devendo os professores aprender a tirar as
vantagens dessas TICS. Outro ponto, ressaltado pelo autor, é que o uso das TICS
na escola faz com que os educadores se sintam desatualizados diante das
centenas de informações vindas da internet, o que faz com que eles passem
acessar as informações indiscriminadamente. Afinal, a internet nos proporciona
inúmeras informações, porém nem todas são relevantes ao
contexto de sala de aula, sendo em determinados momentos mais importantes às
informações dos professores e alunos, devendo então se examinar o que está na
internet e o ver o que realmente será relevante e qualitativo no processo de
ensino e aprendizagem.
Portanto
o autor ressalta que deve ocorrer um balanceamento, pois apesar da contribuição
que o computador, as Tics, podem proporcionar a educação não significa que se
deve deixar de lado a aprendizagem com objetos concretos, pois a tecnologia não
pode substituir as praticas escolares concretas, como também ela não pode estar
ausente na educação, pois ela tem muito a contribuir e enriquecer, mas para
isso o professor deve reprensar suas práticas e perceber as possibilidades que
o computador pode trazer para enriquecer seus processos de ensino.
- Comentário
O
texto foi muito interessante, pois normalmente a essa concepção generalizada de
que se deve superar o ensino tradicional e que uma das formas disso ocorrer é
por meio das Tics, o que é uma visão errônea, pois não é a ferramenta que inova
a educação e sim o modo de ensinar do
professor, sua didática.Outro ponto que achei relevante foi a importância das Tics, não substituírem as
praticas concretas, devendo elas serem usadas para acrescentar, para enriquecer
as praticas educativas e não serem usadas para substituir os conhecimentos
construídos entre professores e alunos, pois eles são muito importantes para a
prática pedagógica não devendo jamais serem substituídos e sim complementados.
Fichamento I
·
VALENTE,
José, ALMEIDA, Fernando. Visão analítica da informática na educação no Brasil:
a questão da formação do professor. São Paulo, p. 01-17, 1997.
Disponível em: http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/library/valente.html
- Descrição da Obra
Os
autores abordam a informática na educação no Brasil, mostrando a influência dos
Estados Unidos e França, a partir de uma abordagem histórica. Apontando as
diferenças e semelhanças nesses países na implementação da mesma na educação e
a peculiaridade do Brasil com relação aos objetivos idealizados para essa
educação. Apresentando os grandes problemas enfrentados pela informática na
educação, devido às grandes mudanças tecnológicas, mas não pedagógicas.
- Citações
“Mesmo
nos países como Estados Unidos e França, locais onde houve uma grande
proliferação de computadores nas escolas e um grande avanço tecnológico, as
mudanças são quase inexistentes do ponto de vista pedagógico. (...) Não se
encontra praticas realmente transformadoras e suficientemente enraizadas para
que se possa dizer que houve transformação efetiva no processo educacional como,
por exemplo, uma transformação que enfatiza a criação de ambientes de
aprendizagem, nos quais o aluno constrói o seu conhecimento, ao invés do professor
transmitir formação ao aluno.”(p.2)
“...A
sala de aula deve deixar ser o lugar de carteiras enfileiradas para se tornar
um local em que o professor e alunos podem realizar um trabalho diversificado
em relação ao conhecimento e interesse.O papel do professor deixa de ser o de
“entregador” de informação para ser o facilitador do processo de aprendizagem.
O aluno deixa de ser passivo, de ser o receptador das informações para ser
ativo aprendiz,constritor do seu conhecimento...” (p.9)
“Na
verdade, a introdução da informática na educação segundo a proposta de mudança
pedagógica, como consta no programa brasileiro, exige uma formação bastante
ampla e profunda do professor. Não se trata de criar condições para o professor
dominar o computador ou software, mas sim auxiliá-lo a desenvolver conhecimento
sobre o próprio conteúdo e sobre como o computador pode ser integrado no
desenvolvimento desse conteúdo. Mais uma vez, a questão da formação do
professor mostra-se de fundamental importância no processo de introdução da informática
na educação, exigindo soluções inovadoras e novas abordagens que fundamentem os
cursos de formação.”(p.14)
·
- Resumo do texto
O
autor começa ressaltando a influência que a informática no Brasil sofreu da
França e dos EUA e o modo como ocorria
essa informática nesses países, tendo semelhanças e diferenças. No qual, a
informática na educação nos EUA tinha uma tendência mais voltada para o mercado,
existindo grandes mudanças tecnológicas, mas não no processo de aprendizagem por
ser muito tradicional. Na França, não foi muito diferente, porque apesar de ter se programado como nação para
ser vista como modelo na questão da informática na educação, tendo um grande
enfoque na formação dos professores para trabalhar com a informática, também não
teve grandes mudanças pedagógicas, pois o objetivo principal era apenas preparar o aluno para usar a
tecnologia. Porém no Brasil que embora tenha sofrido influências desses países,
teve um diferencial com a implementação da informática na educação com o EDUCOM
que visava objetivos diferentes voltados para a parte pedagógica, pois havia
uma preocupação maior com a proposta pedagógica, com o papel que o computador
deveria desempenhar no processo de ensino e aprendizagem, porém na prática, não
deu muito certo, devido a forte
tendência do ensino tradicional ainda presente no Brasil e também devido as
dificuldades dos cursos de formação dos professores para trabalhar com a informática, pois esses cursos eram apenas
passagem de conteúdos ao invés de algo contextualizado que contribuísse para a
prática desses profissionais. Além também da falta de equipamentos nas escolas.
O
autor ressalta que o uso da informática não teve o sucesso esperado, devido ser
fundamental para a informática na educação que se transforme essa educação
tradicional, em um ensino contextualizado, flexível e dinâmico. Além de ser essencial,
conforme ressaltado por ele, que esses cursos de formação sejam construídos
junto com os docentes. Porém é exposto que apesar de ter ocorrido mais mudanças
tecnológicas do que pedagógicas, nos três países ressaltados houve um avanço
com relação a interdisciplinaridade que a informática na educação trouxe.
·
- Comentário
Contudo
ficou claro no texto, que mesmo com todo avanço da informática, como a criação
de softwares, programas, sistemas entre outros, só a criação dessas TICs não fez
e não fará grandes efeitos na educação, nos processos de aprendizagem, sendo fundamental
que haja uma formação dos profissionais da educação para trabalhar com a
informática nas suas disciplinas, mas para isso é fundamental que seja rompido
esse ensino tradicional, no qual, a partir desse rompimento, a informática na
educação poderá enriquecer muito os processos de ensino e aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário